Sobre Pilates
“Physical Fitness is the First requisite of Hapiness” Joseph Pilates
Joseph Pilates nasceu em 1880, na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha. Com uma saúde debilitada, já que foi uma criança raquítica, asmática e afetada por várias limitações físicas, Pilates dedicou sua vida a superar as suas dificuldades. Ainda adolescente, foi exímio ginasta, esquiador e mergulhador, sendo anos depois o criador do Método Pilates.
Autodidata de observação aguçada, dedicou muitos anos a pesquisar tudo o que se referia ao funcionamento do corpo humano. Estudou fisiologia, anatomia, Medicina do Oriente e modalidades ocidentais e orientais de exercícios da época, em busca do equilíbrio e da manutenção da saúde física e mental.
Fascinado pela devoção do povo grego à perfeição física, Pilates edificou a Contrologia sobre um pensamento da Antiguidade que em latim se formulava: “Mens sana in corpore sano”. Vinculou, assim, o “condicionamento físico e mental” ao seu sistema, que reflete sua preocupação com aspectos muitas vezes considerados “imateriais”, como a mente e o espírito.
Ainda com o intuito de aperfeiçoar o seu domínio sobre esses dois pilares, Pilates decidiu ingressar num com seu irmão, quando tinha 22 anos. Em 1914, no começo da Primeira Guerra Mundial, Joseph foi preso com outros alemães nos campos de Lancaster, Inglaterra, na condição de estrangeiro inimigo.
Nessa altura deu aulas aos internos e atuou como enfermeiro dos doentes e feridos na guerra. Muito criativo, adaptou molas às camas e criou vários acessórios, sempre em busca de soluções para os diferentes problemas de cada um. Foi nessa época de escassez e dificuldade que desenvolveu e aperfeiçoou a maioria dos seus aparelhos originais, como Reformer, Cadillac, Electric Chair, Wunda Chair, Full Barrel, Tower (guilhotina) e Pedipole.
Após a guerra, Pilates voltou para a Alemanha como preparador físico, divulgando o seu método. Foi então convidado a treinar o exército alemão, mas recusou a proposta e, em 1923, viajou pela primeira vez para os Estados Unidos para registar o seu método.
Na década de 1920 fez seu primeiro contato com o mundo da dança. Conhecendo Rudolf Von Laban, que incorporou algumas das técnicas de construção corporal de Pilates às suas aulas. Emigrou para os Estados Unidos em 1926, aos 46 anos, e conheceu Clara, com quem se casou, no barco que o levou à América.
Quando analisamos o desenvolvimento do seu trabalho, e as suas influências, percebemos que, como auto didata foi responsável pela criação de um sistema único que todos podem praticar, dedicou parte do seu trabalho, a uma primeira geração de alunos, essencialmente do mundo da Dança, como Martha Graham, Romana Kryzanowska, Ron Fletcher, Kathy Brandt e carola Trier.
Esta proximidade com o mundo dança foi essencial para que Joseph Pilates desenvolve se um Programa de Movimentos com o forte objetivo de Reabilitação de Lesões, Condicionamento Físico e Preparação Corporal a bailarinos.
Após a sua morte, alguns discípulos mantiveram se devotos aos seus ensinamentos como Romana Kryzanowska, ao passo que outros, agregaram outros conhecimentos criando as suas próprias escolas, entre eles, Carola Trier e Ron Fletcher.
À par das diversas abordagens que hoje o método Pilates apresenta, acreditamos que o Fundamental é manter a essência do Método e compreender que existem Princípios ligados ao Método que se perpetuam.
“Contrology is complete Coordination of Body, Mind and Spirit”
A prática dos exercícios deve manter a conexão entre corpo, mente e espirito, ganhando maior consciência do corpo e a forma como se movimenta no dia a dia.
“Contrology is designed to give you suppleness, natural grace, and skill that will be unmistakably in the way you walk, play, and in the way you work”
Com o a continuação da prática do método, desenvolve se um ritmo interno único, em que chegamos ao ponto máximo da aprendizagem motora. Tornando os padrões de movimento, como parte integrante do nosso corpo, sem termos que pensar neles. Continuamos conscientes e concentrados, mas é a mente que controla o corpo e o esforço que dispensamos na prática dos movimentos não cria exaustão muscular e mental.
“Observe closely how all its back muscles actually ripple as it stretches and relaxes itsef. Cats as well as other animals acquire this ideal rhythm of motion because they are constantly stretching and relaxing themselves”
Nos dias de hoje, a perda de contato com a natureza, o crescente número de sedentarismo, o excesso de peso e muitas horas ao computador, adquirindo posturas incorretas, acabou por mudar os hábitos de vida, perdendo Saúde e Bem-Estar, quer ao nível físico, quer ao nível mental. Joseph Pilates tinha uma grande afinidade pela natureza dando ênfase nos seus pensamentos à forma como os animais se moviam de forma tão graciosa e eficiente. Segundo ele, o Homem tem a “Máquina” perfeita para o progresso e perfeição em toda a sua plenitude (Corpo-Mente-Espírito), e consequentemente todas as ferramentas para se tornar mais flexível, como ele citou, em seu livro, “If your spine is inflexible stiff at 30, you are old; If i tis completely flexible at 60, you are young”.
À luz da individualidade de cada aluno, os Princípios do Método fazem parte integrante na execução dos movimentos e são essenciais para o progresso no campo físico, mental e emocional.
Concentração
Sem Concentração, é difícil alterar os padrões de Desequilíbrio promovidos pelo dia a dia. Como Instrutores é primordial conduzir o aluno a estar presente e consciente, como deve realizar um alinhamento correto, que músculos recrutar e como usar de forma adequada a respiração, facilitando o a execução e o controlo dos movimentos.
Respiração
“Breathing is the first act of life, and the last. Our very life depends on it. Lazy breathing converts the lungs, figuratively speaking, into a cemetery for the deposition of diseased, dying, and dead germs” Joseph Pilates
Um correto padrão respiratório irá permitir maior facilidade na concentração, acalmando a mente e o corpo, permitindo atingir resultados mais eficazes.
Centralização
A Centralização é a energia vital para a execução dos movimentos de forma fluída e precisa.
Controlo
A partir de um processo inicial de consciência, ao longo da prática, e do número de repetições, o aluno ganhará autonomia e controlo nos movimentos desenvolvidos pelo método.
Precisão
Ser focado e Estar concentrado, com a Mente calma, de forma assegurar a precisão nos movimentos a executar. Relembrar a cada sessão, os fundamentos do método e no dia a dia aplica-los, de forma a que cada vez se tornem parte inconsciente do individuo.
Fluidez
Como nos princípios anteriores, a fluidez reflete se física e mentalmente. Com maior controlo nos movimentos, maior será a fluidez com que se executam.
Serviços
TREINO PERSONALIZADO
“Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas da vida moderna” Joseph Pilates